ABRAP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PINTORES SOBRE PORCELANA
   
Gestão 2017/2019                   Presidente: Ignez Mendes Leig
QUEM SOMOS

ABRAP Associação Brasileira de Pintores Sobre Porcelana como o próprio nome já diz, é um agrupamento de professores, alunos e artistas aficionados à milenar ARTE DO FOGO, sem discriminação de qualquer espécie.

Foi fundada em 1975 por um pequeno grupo de senhoras que participaram pela primeira vez, de uma Exposição Internacional que teve lugar em Bogotá, Colômbia.

Confiantes na qualidade do trabalho que iriam apresentar partiram para aquele Evento levando a novidade que causaria impacto aos demais participantes dos vários países. A técnica de uma só queima. Logo surgiria a gratificante expressão " Brazilian One Fire System ".

Sabedoras do enorme número de pessoas que aqui no Brasil (Rio de Janeiro em particular, pois todas eram cariocas) se dedicavam à essa Arte, retornaram trazendo consigo um grande ideal: Fundar uma Associação.

Assim sendo, em setembro de 1975, depois de um árduo trabalho de Conquista, Organização e uma vontade ferrenha, 40 sócias assinaram a primeira Ata concretizando o almejado sonho.

Estava fundada a ·ABRAP·!

Estas primeiras 40 pessoas seriam os sócios fundadores da nova Associação.

Sustentadas por uma tradição férrea que mantinha acessa a chama inicial começou realizando a 1ª Exposição do gênero no país. Essa exposição de âmbito Nacional foi realizada em 1977, nos salões do Iate Clube Rio de Janeiro, causando o maior impacto, pois, trouxe um número nunca visto de participantes e visitantes à Mostra.

Segue crescendo a ABRAP e despertando interesse Nacional.
Já com a Diretoria Executiva formada por 15 membros, ousam transpor fronteira e decidem realiza a 1ª Mostra Internacional. Teve lugar nos salões nobres do Hotel Glória, em maio de 1978, num ambiente e atmosfera propícios para receberem as inúmeras peças que seriam ali expostas.

Algo inédito naquela época aconteceu. Compareceram 614 expositores, vindos de vários países e Estados de Federação, perfazendo um total de quase 2000 peças.

O sucesso, as palavras elogiosas e a própria maravilha das peças de todo o pequeno grupo que se juntou à Diretoria para a realização do Evento.

Passa a ABRAP a realizar anualmente uma exposição de âmbito Nacional e a cada 2 anos, uma Internacional.

Cresce o interesse e o número de Associados.
O grupo de Diretoras que se renova, a cada dois anos, por eleição, não para.
Inicia-se outra atração, o ·Chá das Xícaras·. Realizado uma vez por ano, no mês de outubro, este já tradicional ·chá·, reúne cerca de 400 pessoas que além de participarem de uma tarde bastante agradável, ao comprarem seus convite, adquirem o direito de receber uma xícara pintada a mão, por aquelas pessoas de boa vontade e do desejo de participarem unindo esforços.

O ideal de adquirirem uma sede própria foi realizado em 1991.
Outro ideal da ABRAP era editar uma revista que reportasse as últimas novidades em técnicas, tendências, ilustrações, modelos, dicas e artigos que assinados por renomados professores da História da Arte, pudessem trazer a todos interessados noções de cultura dessa Arte milenar.

Em dezembro de 1991 ·nasceu· a revista ·Porcellana·!
A ABRAP que hoje conta com 500 associados, está aberta aqueles que dela quiserem fazer parte, mediante uma taxa anual. Se você já pinta porcelana ou está interessado, VENHA, juntar suas às nossas forças.
DIRETORIA
PRESIDENTE: Ignez Mendes Leig

1ª VICE-PRESIDENTE:
Maria Inês Fraga Magalhães

1ª SECRETÁRIA:
Denise Lúcia Iglezias Peresa

1ª TESOUREIRA:
Aure Maria Niederaur Angerami

1ª DIRETORA SOCIAL:
Maria de Lourdes Ranos Sequeira Abraços

1ª RELAÇÕES PÚBLICAS:
Ilza Helena M. Viviani Guimarães

1º DIRETOR ARTÍSTICO:
Ulisses Barbosa Campanelli

DIRETORA DE PATRIMÔNIO:
Naira Mesquita

DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Vera Lucia Rinaldo Borges

 

2º VICE-PRESIDENTE:
Eliane Rodrigues Caldas da Silveira

2ª SECRETÁRIA:
Francisca Falci Martins Daibert

2ª TESOUREIRA:
Beth Vargens

2ª DIRETORA SOCIAL:
Sonia Cabral Velho Lemos Leite

2ª RELAÇÕES PÚBLICAS:
Maria Helena Barbosa Abrantes

2ª DIRETORA ARTÍSTICA:
Maria Manuela dos Santos Gonçalves

DIRETORES AUXILIARES:
Ana Helena Brito Costa
Claudia Cristina Paredes Pina
Elizabeth Christina Carneiro Vargens
Erminia Alice Garcia
Helena de Menezes
Joana Chicalé Guazelli
Oseias Valentim de Souza
Rigoberto Huanchicay Barcos
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 605/1107 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22050-002 - Tel/Fax: (21) 2257-3365
© ABRAP - Todos os direitos reservados